11.11.09

Aokigahara a floresta dos mortos

Aokigahara é uma floresta que se situa na base do monte Fuji no Japão, onde existem cavernas que não degelam, mesmo durante o Verão.
Contam-se muitas lendas acerca da floresta de Aokigahara, segundo uma, as rochas da montanha contêm grandes depósitos de ferro que provocam erros nas bússolas e até o GPS deixa de funcionar, fazendo com que seja extremamente fácil as pessoas perderem-se.
As lendas de monstros, fantasmas e goblins assombrando a floresta são também diversas. Em adição, o Aokigahara Jukai (O Mar das Árvores) é a zona do Japão onde ocorrem mais suicídios, diz-se que os espíritos dos suicidas para sempre vagueiam na área.

No século XIX, a Floresta Aokigahara foi um dos lugares onde as famílias pobres abandonava as suas crianças e idosos, por serem um peso a nível econômico.




A floresta ficou então repleta de cadáveres por todo o lado e começou a ser um local onde as pessoas decidiam terminar a sua vida.
Desde os anos 50, do século passado, que mais de 500 pessoas se suicidaram dentro da floresta também conhecida como Mar de Árvores.






Acredita-se que tudo começou depois de Seicho Matsumoto ter publicado um romance chamado Kuroi Jukai (O Negro Mar de Árvores) que termina com uma das personagens a entrar na floresta para ali morrer.
Atualmente, todos os anos pelo menos 30 pessoas acabam por se suicidar dentro da floresta. Nos anos 70, esta floresta passou a ser um problema nacional ganhando a atenção do governo.
Iniciaram-se assim buscas anuais na floresta, contabilizando o total de mortos

O governo começou então a tentar parar esta vaga de suicidas e espalharam placas pela floresta com mensagens de esperança. Uma delas diz:
“Um momento, por favor. A vida é um dom precioso que seus pais lhe deram. Não guarde os seus problemas só para si. Procure ajuda.”
Nos países ocidentais, o suicídio é mal visto pela sociedade, no Japão é aceito culturalmente e visto como uma atitude moralmente responsável.
A taxa de suicídio dos japoneses é a maior entre os países desenvolvidos, sendo considerada um grande problema nacional.
A floresta de Aokigahara é considerada também parte principal do problema.
fontes: neste link aqui e neste link aqui

0 comentários: