16.10.10

Como trocar a areia do filtro da piscina

Para quem tem piscina, sabe que sempre tem que fazer uma boa manuteno, para que se tenha uma piscina limpa e saudavel, para isso existem algumas coisas basicas, como a colocao de cloro e outros produtos para tratar a gua, e tambm no periodo de inverno, cobrir a piscina com uma lona para evitar sujeira e a procriao de insetos como o da dengue e derivados.
Bom nesse tutorial vamos mostrar como se troca a areia do filtro de gua da piscina, tambem um item de grande importncia, pois pelo filtro que ira passar a maior parte da sujeira acumulada no fundo da piscina.
Recomenda-se que seja feita a troca da areia todo ano, aproveite o periodo de inverno para fazer isso.
O procedimento  simples e no precisa ser nenhum profissional no ramo, e tambem iremos economizar R$ 50 reais que o que se cobra por essas bandas para trocar a areia do filtro da piscina.
Primeiramente vamos soltar os parafusos e depois as entradas e saidas de encanamento na parte da cabea do filtro como na figura abaixo.


Feito isso vamos remover a cabea do filtro, repare que a borracha sempre fica danificada em virtude do aperto e da presso dentro do filtro, toda vez que for trocar a areia troque tambem essa borracha por outra nova e de preferncia coloque junto uma junta de cortiaa, no re aproveite ou vede a borracha com silicone, porque o silicone no gruda na borracha e acaba tendo vazamentos depois, a borracha pode ser feita com camara de ar de carro ou moto.


Feito isso vamos retirar a gua que esta no cilindro do filtro com uma mangueira.


Feito isso vamos remover o cilindro para fora onde poderemos fazer uma melhor limpeza deste.


Removido o cilindro vamos secar a gua acumulada no fundo do reservatrio da bomba.


Depois de remover toda a terra e lavar bem o cilindro por dentro, vamos colocar a areia, repare que dentro do cilindro existe um cano por onde passa a gua que ira ser filtrada, ele fica no centro do cilindro e depois se encaixa na cabea do filtro.


Feito isso centralize esse cano e coloque areia com uma caneca ou outro forma que achar melhor, no se esquea de tampar a boca do cano para que no entre areia dentro dele.


Coloque areia at chegar no meio do cilindro, neste usei 35 quilos de areia que deu exatamente no meio do cilindro.


Feito isso coloque gua at uns 2 dedos faltando para chegar na boca do cano do centro, em seguida monte a cabea do filtro e ligue os canos novamente, depois fassa os procedimentos de limpeza e filtragem normalmente.
Observe se h algum tipo de vazamento, fassa uma retro lavagem para a retirada de impurezas de areia do filtro, repita esse procedimento pelo menos 1 vez por ms e pronto seu filtro ira limpar sua piscina por mais um ano.

Observao: coloque sempre areia prpria para filtros de piscina e no esquea de observar de h algum vazamento na cabea do cilindro ou nos terminais de entrada e saida de gua.
Espero com esse tutorial ter ajudado, no sei se todos os filtros so iguais, mas o procedimento no deve ser diferente deste e voc no ira gastar mais que 1 hora do seu tempo para fazer essa manuteno.
No site Pool Company, voc encontra dicas valiosas para manter sua piscina sempre em dia.

43 comentários:

Anônimo disse...

Dica super ótima, bem explicado!

Anônimo disse...

Explicação perfeita. É tudo que eu precisava para manutenção do filtro da minha piscina.

Unknown disse...

Fácil,fácil,ótima materia, parabens.

judelio Bahia disse...

muito bom explicado direitinho parabens

Unknown disse...

caro amigo, fiz todo esse prcedimento,e depois d montado a pressão do filtro esta muito elevada, como faço para retirar essa pressão?

Anônimo disse...

carmo amigo eu tenho o filtro F35R DA MARK, QUERO SABER QUE TIPO DE AREIA TENHO QUE COMPRAR PARA COLOCAR NO FILTRO, E QUANTOS QUILOS

Francisco W disse...

Excelente a explicação, evitou de eu ser assaltado pelos piscineiros aqui da região. Obrigado!

ECHELON Posicionamento disse...

Muito bom. Excelente serviço de utilidade pública. Os blogs devem ser construídos com essa finalidade, informar. Parabéns.

alexandre disse...

muito legal tio beto,parabens, muito bem explicado

Fausto disse...

Muito bem explicado, pena que já paguei para trocar a areia do meu filtro. Em falar nisso, antes e depois desta troca ainda ocorre um problema: aparece areia no fundo da piscina. Será que devo trocar o filtro inteiro ou só alguma outra parte? Abraço.

adaildo jose nunes disse...

fantastisca a esplicaçao bem detalhado de forma simples e objetiva gostaria de sabe onde compro a areia propria obrigado

Anônimo disse...

Areia à venda no Leroy Merlin e Izi (antigo Mestre Maco)

Booz disse...

Muito boas suas explicações, bem detalhadas. E por conta delas peço a vc uma ajuda. Tenho de reparar o "cabeçote" do meu filtro (quebrou a ponta da haste que o liga na manopla de seleção - drenagem/filtrar etc). Já comprei a peça (um disco na parte de baixo com a haste no meio), mas não faço a mínima idéia de como trocar. Meu filtro é um Dancor modelo antigo. Bastaria desaparafusar só a parte de cima. Ou seja, não é preciso tirar todo o cabeçote?
Obrigado.
Booz

Booz disse...

Muito boas suas explicações, bem detalhadas. E por conta delas peço a vc uma ajuda. Tenho de reparar o "cabeçote" do meu filtro (quebrou a ponta da haste que o liga na manopla de seleção - drenagem/filtrar etc). Já comprei a peça (um disco na parte de baixo com a haste no meio), mas não faço a mínima idéia de como trocar. Meu filtro é um Dancor modelo antigo. Bastaria desaparafusar só a parte de cima. Ou seja, não é preciso tirar todo o cabeçote?
Obrigado.
Booz

Anônimo disse...

Parabéns, pra mim ficou bem claro como devo proceder, excelente explicação. obrigago pela ajuda. Carlos

Anônimo disse...

eu cuido de algumas piscina aqui por perto + nunka trocava a area tinha algumas duvida do processo....+ elas foram exclarecida c/ a sua ajuda...vlw...mesmo.....emerson regiao de (sorocaba)

Anônimo disse...

Perfeito, li e reli o manual da DANCOR, fiz pesquisas na internet, e sómente com as informações de seu blog foi possível efetuar a carga com segurança. Valeu, obrigado. 1 ABRAÇO do Paulão.

Anônimo disse...

Obrigado pelas explicações!
A única ressalva que tenho a faze é que na hora de posicionar o cano (que na verdade tem algumas hastes na parte de baixo) toma bastante cuidado para que ele fique bem encostado na parte de baixo do filtro porque senão, na hora de montar o cabeçote do filtro, não fecha. Aconteceu Comigo.
Abraço

Evandro (Piracicaba - SP)

FredJPC disse...

Muito obrigado pela explicacao. Foi de grande ajuda.

Anônimo disse...

Excelente... Excelente mesmo! Coisa simples, que normalmente enfiam a faca onde eu moro!

grande abraco

rodrigo disse...

Simplesmente Show de bola!

Adolfo Guilherme disse...

Quero agradecer pelas informações do seu blog, pois da última vez que paguei para executarem o serviço, R$ 70,00 em Rio das Ostras, fora a areia, pude notar que foi mal feito e agora, ao filtrar a piscina, fica resíduos de areia dentro dela...
É de blogs como esse que vale a pena perdermos alguns minutinhos procurando por uma solução, que de fato é simples, mas que quando não é entendida, parece o "o fim dos tempos".

Um grande abraço a todos,
Guilherme

Wilson de Teodoro Sampaio SP disse...

Obrigado pelas suas indicações! Economizei mais de 150,00 com esse blog! Gastei 30 minutos e ficou muito bom!
Wilson Alves de Carvalho

GERSOM disse...

SOROCABA VALEU SHOW DE BOLA

Anônimo disse...

ÓTIMA EXPLICAÇÃO,FOI DE GRANDE AJUDA .PARABÉNS

raquel disse...

troquei a areia do filtro da piscina. Acontece que fui encher a piscina de agua e caiu mais ou menos uns 2 baldes de areia dentro da piscina. O que fiz de errado? Me ajudem por favor!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Minha mulher é franzininha, isto é, fracote. Mas, conseguiu quebrar o cabo desta alavanca, manivela.
Isto é trocável? ou temos que trocar todo o conjunto da cabeça?

Anônimo disse...

Parabens...é bom ter pessoas que expliquem de forma tao simples e ao mesmo tempo tao eficiente...

Anônimo disse...

Meu filtro é novo, coloquei a areia como mencionado no seu manual.

Apos fechar o filtro coloquei a chave na posicao "Pre-Filtrar", e liguei a bomba, so que a areia comessou a sair pelo cano, gostaria de saber se isto é normal, se tem mesmo que sair um pouco de areia e depois para.
Desliguei a bomba para evitar sair mais ate descobrir o que fazer..
Se alguem souber o que esta acontecendo, fovor poste aqui, vi em um comentario aqui que aconteceu isto com outra pessoa tbm.
Agradeco qualquer ajuda

Anônimo disse...

Agradeço sua explicação, só preciso esclarecer uma duvida, como deve ser encaixado o cabeçote no cano central? seria com ou sem pressão? grato.
Mario

Anônimo disse...

Isso foi tão bom que dá até prá ganhar um extra, limpando filtros de outros amigos...
Depois mando a sua comissão.

Um abraço!

Elaine e Alex disse...

Beto, só fiquei com uma duvida, onde encontro a borracha pra troca? obrigada!!! elainemmes@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde, excelente a explicação, mas preciso da sua ajuda, pois tenho um filtro igual a esse e quebrou a parte do engate, preciso comprar novo mas aqui em Florianópolis onde moro não acho, pois é bem antigo o meu, podes me ajudar? meu e-mail é: giovanijlsantos@hotmail.com , aguardo um retorno, mesmo que não de, obrigado.

Anônimo disse...

GOSTEI, UMA EXPLICAÇÃO SIMPLES E BEM DETALHADA. AJUDA QUALQUER LEIGO A FAZER A TROCA. BASTA CORAGEM. PARABÉNS PELA DICA. QUE OUTROS QUE POSSAM DAR ESSAS DICAS E FAÇAM A POSTAGEM.

Correia disse...

Amigo: essa semana, manifestou um furo e vazamentos na base do cabeçote do Filtro de Area ( na tampa). Pergunto: conhece onde posso comprar somente a Tampa? É um Filtro Mark Peeles Amarelo 65. Grato
Correia: correiapinto_net@hotmail.com

Unknown disse...

o cara da loja de piscina,onde moro cobra 200reais,economizei 175,obrigado

Anônimo disse...

Qual é o nome da areiia

Anônimo disse...

Meu filtro é um albacete AP20. Qts kilos de areia preciso usar. Obrigada.

Julio disse...

Meu filtro quando uso na filtragem ou recirculação ele deposita areia no fundo da piscina. Tem alguma informação porque acontece essa saída de areia pelo retorno? Obrigado

Anônimo disse...

Parabéns Amigo !
Vc é o cara, Dicas muito Importantes e o melhor Fáceis de executar.
abçs

WRODRIGUES disse...

olá. É um problema estranho. Quando se dá inicio à drenagem para esvaziar toda a piscina a água flui para o esgoto com certa potencia de jato. Porém quando ainda há cerca de 20 cm de água acima do ralo de fundo. O jato d'água simplesmente para. Já tentei inspecionar o nível com portas de retorno e não encontrei relação. Também não se constata entupimento. Abrindo-se O pré filtro o mesmo está limpo. O que mais intriga é que abrindo o pré filtro com o registro de saída do ralo de fundo aberto, não há vazamento para dentro da casa de máquinas. Como sempre ocorria na normalidade. Medindo o nível d'água e inspecionando percebe-se que não está coincidindo com nenhum registro descartando entupimento. Se adicionar mais água a bomba volta a drenar até o tal nível. Constato que o nível é uns 5 centimetros abaixo do meio do filtro> ?????????????????

eliasdos disse...

É para todos os filtros encher até a metade de areia?

Luiz Alberto Mattielo Pedroso disse...

Faltou checarem as crespinas, que devem estar danificavas e permitindo passagem de areia, provocando o retorno para piscina.