27.11.09

Removendo o Linux

Hoje em dia as montadoras de Micros optaram pela instalação do sistema Linux nas maquinas, e são tantas as versões do Linux, que infelizmenta acaba ficando intragável para o usuário que ja viciadamente pelo Window ou por influencia de outros que dizem que o Linux não presta ou coisa parecida, acaba por remove-lo.
Na minha opnião o Linux nunca ira se popularizar enquanto não fizer um sistema que tenha uma interface digamos que parecida com o Windows, não digo um clone mas parecida pois o usuário geralmente não tem a mínima idéia de como utilizar qualquer das centenas de versões do Linux que ainda pra mim é outro erro por parte dos desenvolvedores, já imaginaram se o Window tivesse centenas de verções!.
Sem contar que muitas das versões do Linux vêem alteradas, não se sabendo se o motivo é em prol de soluções próprias ou para cobrar assistência técnica ou simplesmente para diferenciar a distribuição alterada da original para se valer de garantias do equipamento, como já vi vários casos de troca do sistema em que a pessoa perder a tal garantia que no meu ver não garante nada e quando garante alguma coisa você fica sem sua maquinas por um bom tempo na assistência, fora a dor de cabeça e burocracias habituais que da isso.
Outro fator é que em algumas lojas eles oferecem um preço mais em conta nos micros com o sistema operacional Linux.
Sou técnico em informatica e infelizmente a maioria das maquinas novas que vem aqui são para remover o Linux, espero que um dia isso mude e que caia a ficha dos desenvolvedores do Linux, e se um dia isso acontecer, adeus Windows.
Vamos aos detalhes.
Algumas verções logo na primeira tela tem a opção para você desinstalar o sistema Linux, outras requerem que você delete as partições que são criadas pelo sistema na hora da instalação.
Esta que coloco aqui é especifica para o Linux Fênix.
Vamos aos detalhes:
Primeiro entre no Set Up do seu micro (reiniciar apertar a tecla Del ir em Advanced Set Up), mude o Boot para o CD.
Feito isso coloque o cd do Windows reinicie o micro e faça os procedimentos normais como se fosse formatar a maquina.
Quando aparecer a tela que mostra as partições, ai você deleta todas as partições existentes, as vezes são 3 ou 4 partições como na imagem abaixo.
Clique nas imagens para ampliar.

Feito isso ira sobrar somente uma partição com o total de espaço disponível, clique na partição e continue a formatação e instalação do Windows normalmente.
Espero ter ajudado.

0 comentários: