13.1.09

Formatação e Instalação do Windows XP

Sempre tive curiosidade para saber como se formatava um Micro, mas tinha aquele medo de fazer a coisa errada,mas quando resolvi encarar a coisa, pude ver que é muito simples, é só lermos com atenção as etapas que não tem como errar.
primeiramente temos que salvar os arquivos que temos guardados em nosso HD(Hard Disk), podemos salvar em um HD externo ou em um DVD ou CD se não for muita coisa, nos casos em que ocorra um problema mais serio e que não consigamos salvar os arquivos, ha uma forma de se recuperar todo ou parte de tudo que se perdeu, mas isso é para uma outra matéria que vou postar em breve.
Salvo os arquivos, vamos preparar o Micro para Formatar, vamos precisar do CD de Instalação dos Drivers da placa Mãe e o CD do Windows XP, agora vamos as etapas:
1- reinicie o Micro e quando aparecer as primeiras telas aperte a tecla (DEL) para podermos entrar no SETUP do Micro, no SETUP vá até a janela (BOOT) clique no primeiro BOOT para alterar para CDROM no caso se estiver com outro dispositivo, em seguida aperte a tecla (F10)para salvar a alteração, o Micro ira reiniciar já com o Boot pelo CDROM. A interface do SETUP pode ser diferente de Micro para Micro mas é mais ou menos padrão, veja imagem abaixo.

2- Feito isso coloque o CD do Windows no gravador do Micro e reinicie a maquina, quando aparecer esta tela da imagem clique na tecla (ENTER) ou uma tecla qualquer para dar inicio a instalação e formatação do Windows XP

3-Nesta tela abaixo terá inicio ao carregamento de alguns arquivos e Drivers, e a identificação dos itens básicos de Hardware do Windows para o Micro.

4-A partir deste ponto teremos que ler com atenção o que se pede nas telas, nesta tela de bem vindo ao programa de instalação, aperte a tecla (ENTER) para continuar a instalação.

5-Esta tela refere-se ao contrato de licença do Windows, leia e logo após aperte a tecla ( F8 ).

6- Nesta tela irá aparecer as partições do seu HD, ele pode estar com 1 partição ou com 2 partições, no caso da imagem abaixo, apenas 1 partição, agora preste bem atenção porque iremos formatar a partição ou seja vamos apagar tudo, a partir disto seu micro micro ficará zerado todos os seus arquivos e dados serão apagados do HD, por isso a importancia de se salvar tudo antes.
Selecione a partição e aperte a tecla ( D )para formatar a partição selecionada, na próxima janela aperte (ENTER), na próxima a letra (L) e (Enter), pronto daqui pra frente terá inicio a formatação, lembre-se que feito isso não tem como voltar. Nesta tela também você poderá particionar o HD clicando na letra ( C ) e seguindo os paços com atenção.

7- Nesta próxima tela que de abrirá, vamos escolher a forma que iremos formatar, no caso do Windows XP usaremos o sistema de arquivo ( NTFS ), você pode optar pela formatação rápida, ou pela normal mais lenta(recomendável), imagem abaixo.

8- Em seguida irá aparecer as informações da formatação e as instalações dos arquivos do Windows XP, todo esse processo é automático

9- Durante o processo ocorrerá a reinicialização do sistema, não retire o CD, apenas aguarde, porque o processo de instalação é automático.

10- Quando o Micro reiniciar irá aparecer esta tela abaixo, pedindo para apertar uma tecla qualquer,( Não aperte nada apenas observe, ele entrará sozinho, se você apertar qualquer tecla o processo todo voltará a estaca zero e você terá que iniciar todo processo de formatação e instalação novamente), não se esqueça desse detalhe.

11- A partir desta tela o instalador do Windows será iniciado, apenas aguarde.

12- Blá, blá, blá, continue aguardando.

13- Depois de toda a instalação do Windows irá aparecer esta tela para você configurar Idioma,numero, data, moeda, (tipo de teclado, se o seu precisar configurar escolha a opção, Português do Brasil ABNT, com (Ç))depois de tudo configurado clique em (Avançar).

14- Nesta tela coloque seu nome ou um apelido qualquer,no campo Organização você pode deixar em branco, depois clique em (Avançar)

15- Nesta tela você irá colocar o numero de série do Windows que você está instalando, são 25 numeros que vem junto com o CD de instalação, depois clique em (Avançar).

16- Nesta tela você irá dar um nome para o seu Micro e colocar uma senha, a senha é opcional, ficando a critério de cada um, depois clique hem (Avançar)

17- Nesta tela você irá configurar a data, hora e o fuso horário do local onde você esta, em seguida clique em (Avançar).

18- nesta tela de configuração de rede você pode deixar como está, clique em (Avançar).

19- Se o caso o Micro pertencer a uma rede local, clique em (SIM)e em Avançar, mas na maioria dos casos deixe como esta e clique em (Avançar).

20- Agora ja estamos chegando quase no fim, nesta tela será configurado a melhor resolução para seu micro, apenas clique em ( OK )

21- Nesta tela apenas clique em (Avançar).

22- Nesta tela de registro do Windows deixe em deixar para depois, depois clique em (Avançar).

23- Nesta você tem que colocar pelo menos 1 de usuário do Micro, depois clique em (Avançar)

24- Se você conseguiu chegar até aqui, parabéns você já esta terminando, clique apenas em (Concluir).

25- Parabéns, seja bem vindo ao Windows XP.

26- Quando aparecer esta tela o seu Windows estara instalado e pronto, agora basta instalar os drivers da placa mãe, periféricos e programas para que seu micro funcione corretamente,espero que este post ajude a quem quer aprender a formatar e instalar o Windows XP.

.

0 comentários: