20.8.08

Apinéia


Passei por essa experiência horrível esse fim de semana, tive uma Apinéia.
É quando ocorre uma parada repetida e temporária da respiração durante o sono, tal distúrbio normalmente é associado a roncos. Pode ocorrer com a freqüência de uma por minuto e só termina quando o cérebro percebe a queda na oxigenação e força, funciona quase como um despertador rápido, para que a pessoa volte a respirar. Quando acordei já estava completamente sem ar num esforço enorme para poder voltar a respirar, ainda bem que não entrei em pânico porque acho que seria bem pior.

A Apinénia pode ser causada por obstrução nasal ou obesidade, no meu caso eu tenho uma renite alérgica e dormi em um colchão que estava muito empoeirado. Cerca de 15 milhões de brasileiros sofrem deste mal.
Alguns minutos ou segundos depois tudo se repete, no meu caso foram alguns minutos de desespero, os batimentos cardíacos se elevam a um nível absurdo. O apnéico sempre acorda cansado e transpirando muito, mesmo quando pensa ter dormido a noite toda, mas não é bem assim, as 4 da manhã acordei desesperado sem ar.
São 3 tipos clássicos de Apinéia.
Apnéia Obstrutiva do Sono; ocorre quando o esforço respiratório é iniciado, mas, o ar não chega a atingir os pulmões devido à obstrução da via aérea.

Apnéia central; ocorre em resultado de uma disfunção do sistema nervoso central em gerar o devido estímulo para os músculos da caixa torácica, conseqüentemente não se iniciando o esforço respiratório.

Apnéia Mista; ocorre quando inicialmente não existe esforço inspiratório, mas, quando o esforço é iniciado a apnéia persiste em decorrência do colapso da via aérea.
De agora em diante vou ter que me cuidar melhor pois o susto foi grande..

0 comentários: