25.3.12

Como regular uma carretilha

Bom amigos, vou trazer aqui um tutorial sobre como regular uma carretilha.
O procedimento é muito simples apesar de que para algumas pessoas parece um verdadeiro pesadelo, pelo motivo de não saber como controlar a temida cabeleira que a linha faz no carretel e por também não conseguir regular corretamente a carretilha.
Andei pesquisando na net e existem explicações mirabolantes que acabam por piorar a coisa, então vou explicar o mais simples possível sem frescuras.
Existem muitos modelos e tipos de carretinha no mercado umas cheias de botões que muita gente não sabe pra que serve e outras mais simples, mas pelo que vi todas funcionam da mesma forma.
Aqui temos alguns modelos de carretilhas, duas de perfil baixo que são carretilhas mais achatadas e duas de perfil alto que são carretilhas arredondadas, eu prefiro mais as de perfil baixo porque da melhor empunhadura e melhor conforto no arremesso, já as de perfil alto possui um carretel com diâmetro maior podendo assim ter mais capacidade de linha e é usado mais para pesca de peixes grandes.

Vamos agora detalhar a carretilha para que se possa entender como ela funciona.
Na imagem abaixo temos no caso desta o lado direito onde explicarei para que serve cada parte
Carretel : neste tipo de carretilha temos um carretel com diâmetro maior assim cabendo menos linha que o carretel das carretilhas de perfil alto.
Estrela de regulagem da fricção : ela serve para liberar a linha fazendo com que você coloque a preção que desejar, nesta regulagem você tem que controlar a linha pois se deixar que ela fique muito solta, com certeza seu peixe escapara, principalmente se for um peixe brigador e também o peixe pode arrastar muita linha levando para galhada e se enroscar, se deixar a linha muito preza a linha pode quebrar se o peixe der uma puxada mais forte.
Botão de ajuste fino : esta regulagem para mim é a mais importante pois é responsável pelo inicio do arremesso e se estiver fora da regulagem provoca a tão perturbadora cabeleira, esta regulagem é feita com o conjunto já montado, vara, carretilha e isca, a regulagem é feita de acordo com o peso da isca.
Botão de desarme do carretel : serve para travar e liberar o carretel de linha.
Botão que trava e destrava o desarme do carretel : sua função é travar e destravar o botão de desarme da carretilha, um item pra mim desnecessário.

Nesta segunda imagem temos o lado esquerdo da carretinha.
Distribuidor ou guia da linha : seu mecanismo de vai e vem proporciona uma distribuição por igual da linha no carretel, tanto no arremesso como no recolher da linha.
Freio centrifugo ou magnético : nesta carretilha o freio é magnético, o freio magnético tem um conjunto de imãs que atuam no carretel. Os imãs ficam fixos na tampa lateral da carretilha, sua regulagem vai de 0 a 10, quanto mais alta a numeração os imãs vão atuar mais no carretel deixando mais preso e quanto mais baixo mais livre ficara o carretel.

Bom acho que deu pra conhecer um pouco das carretilhas, hoje no mercado existem carretilhas mais sofisticadas e com maiores recursos, carretilhas com marcadores digitais de profundidade, carretilhas com baterias que recolhem sozinha a linha e carretilhas com dispositivos eletrônicos de fricção e frenagem, mas para nos pobres pescadores de fim de semana uma carretilha simples já proporciona muita diversão né.
Agora veremos como regular a carretilha evitando a perturbadora cabeleira.
A cabeleira se forma porque a regulagem do botão de ajuste fino esta solto.

Para evitarmos este transtorno vamos aprender a regular a carretilha, é muito simples sem muitas delongas e frescuras.
Primeiramente monte seu equipamento, vara, carretilha e isca.
Aperte todo o botão de ajuste fino, deixe seu equipamento na altura do peito mais ou menos e depois vai liberando o botão de ajuste fino até que a isca comece a descer suavemente até tocar o chão, detalhe quando a isca tocar o chão o carretel tem que parar se caso ele continuar recolha a linha e vá apertando o botão até que a isca toque o chão e o carretel pare.
Teste com varias iscas, de superfície, de profundidade, iscas de borrachas, pois existem uma infinidades de iscas com variados pesos e tamanhos.

Feito isso sua carretilha esta preparada para bons arremessos e sem se preocupar com a perturbadora cabeleira.
Não se esqueça de toda vez que trocar a isca regular o botão de ajuste fino para evitar a cabeleira.
A regulagem do freio magnético, eu sempre deixo entre o numero 5 e 7.
A regulagem da estrela da fricção vai de acordo com a briga que você vai ter com o peixe.
Bom amigos, foi assim que aprendi e espero ter ajudado aqueles que penam quando resolvem comprar uma carretilha sem saber como usa-la.
No mais é só treinar e ter muito peixe pra pescar, depois que aprendi a regular minhas carretilhas nunca mais usei o molinete, boa pesca a todos.

7 comentários:

juliano disse...

cara valew mesmo !! otima dica p inesperientes como eu!!ja deu p ter uma noçao !

Anônimo disse...

Meu amigo, é mesmo como você disse a explicação foi sem frescuras porém a mais eficiente e didáticas entre todas que já encontrei na rede. Meus efusivos parabéns. Agora sim vou aprender a usar a minha carretilha Titan 9000 SHIL, com 9 rolamentos que segundo o vendedor é uma ótima carretilha. Forte abraço.

Anônimo disse...

parabens amigo pescador...
tava meio atrapalhado, agora eh anotar as dicas e ir tentando...
abr!

Anônimo disse...

ótimas dicas, foram muito úteis. Comprei uma carretilha nessa loja http://www.tucunarepesca.com.br/carretilhas
Muito bom, recomendo.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, dicas muito boas.
O que acha dessa carretilha? http://www.tucunarepesca.com.br/carretilha
É boa?

Unknown disse...

Valeu aprendi tudo que precisava

Anônimo disse...

Muito obrigado, explicaçao didática e me ajudou muito. Parabens pelo blog. Vagner.